Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

IDEC move ação contra ViaQuatro por coleta de informações faciais

Publicado por Thiago Souza Martins
há 5 anos

Em agosto do ano passado, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) moveu uma Ação Civil Pública (ACP) em face da ViaQuatro, concessionária responsável pela linha 4-amarela do metrô de São Paulo (SP). A ação ainda está pendente de julgamento e tramita pela 37ª Vara Cível do Foro Central.

A nova tecnologia que havia sido implementada pela concessionária, consistia em uma câmera que reconhecia a presença humana e realizava a identificação das expressões faciais (feliz, insatisfeito, surpreso e neutro), gênero e faixa etária dos passageiros posicionados em frente ao sensor.

Segundo o Idec, a coleta de dados para fins de reconhecimento facial, por meio das “portas interativas”, ocorria de modo ilegal. Ou seja, não haveria o consentimento do usuário, tampouco cautela da ViaQuatro com a proteção da imagem de crianças e adolescentes, como prevista na Constituição Federal.

Além disso, o instituto alega a falta de transparência, uma vez que, segundo o Idec, o sistema permitiria a obtenção de receitas a partir da venda desses dados para terceiros que poderiam direcionar suas estratégias de publicidade a partir das reações identificadas. Com isso, o Idec requer a condenação da ViaQuatro em valor não inferior a R$ 100 milhões.

Em sua defesa, a ViaQuatro alega que a tecnologia implantada nas “portas interativas” não se trata de reconhecimento facial, onde há o cruzamento de dados com objetivo de identificar um indivíduo, mas de detecção facial; portanto a tecnologia é muito mais limitada, na qual os algoritmos computacionais identificam um rosto através de uma imagem, de características faciais totalmente desvinculadas à identidade de uma pessoa.

Ademais, conforme destacou a concessionária, a tecnologia utilizada tinha a finalidade de contar as pessoas e gerar dados estatísticos, totalmente anonimizados, desta maneira a tecnologia usada não tinha como objetivo o armazenamento de imagens.

Atualmente, a tecnologia implementada pela concessionária não está em funcionamento, as câmeras já foram retiradas e, por enquanto, os telões permanecem desligados.

Este tipo de ferramenta, tanto de detecção como de reconhecimento facial, tem sido popularizada no Brasil e no mundo. Um dos principais fatores pela difusão desta ferramenta se deve pelo barateamento desses sistemas. Na China, por exemplo, já é possível usar o reconhecimento facial como forma de pagamento em lojas de varejo, por lá as discussões sobre ética, direito de privacidade e sigilos de dados já se fazem muito presentes.

Processo: 1090663-42.2018.8.26.0100


Artigo publicado em minha coluna no Jornal d'aqui: https://jornaldaqui.com.br/idec-move-ação-contra-viaquatro-por-coleta-de-informacoes-faciais/

Acesse: ramojuridico.com

Contato: thiago@ramojuridico.com

  • Publicações38
  • Seguidores22
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações434
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/idec-move-acao-contra-viaquatro-por-coleta-de-informacoes-faciais/752152510

Informações relacionadas

Ministério Público Federal
Notíciashá 6 anos

MPF processa Microsoft para que Windows 10 deixe de coletar dados pessoais sem autorização dos usuários

Manifestação - TJSP - Ação Defensoria Pública - Ação Civil Pública - de Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e Artigo 19 Brasil contra Defensoria Pública do Estado de São Paulo e Companhia do Metropolitano de São Paulo

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)